Textos

Nikkie de Jager, Lauren Luke e Campanhas de Conscientização pelo Youtube

Um dos meus canais de maquiagem favoritos é o NikkieTutorials, da Nikkie de Jager. Ela é uma maquiadora profissional holandesa de apenas 18 anos (!), que trabalha com desfiles e editoriais de moda, além de fazer tutoriais muito bem explicativos no Youtube (em inglês). Em abril, ela postou esse vídeo abaixo que eu acabei só vendo ontem. Como eu realmente levei um susto, já que o meu fone de ouvido estava bem alto, aviso logo para abaixarem um pouco o volume:


Impactante, não? Esse vídeo foi feito em parceria com a Volkswagen e a agência de publicidade DDB Berlin, para chamar atenção aos acidentes de trânsito que ocorrem anualmente causados por mulheres que estavam aplicando maquiagem ao volante (com veículos em movimento, claro). O dados foram divulgados pelo jornal The Telegraph, em 2009.

Outra youtuber de maquiagem que fez algo parecido foi a inglesa Lauren Luke, do canal panacea81. Ela tem até um livro de maquiagem publicado, o Looks (lançado em português pela Globo Livros). Em julho, ela postou esse tutorial abaixo mostrando como esconder machucados no rosto, aparentemente causados por uma agressão física:


O vídeo foi feito em parceria com a Refuge, uma instituição de caridade fundada em 1971 no Reino Unido para o apoio de mulheres vítimas de violência doméstica. O vídeo faz parte da campanha “Don’t Cover Up” (numa tradução livre, seria algo como “Não Esconda”), com o objetivo de incentivar mulheres a denunciarem casos de violência doméstica. Os machucados não eram reais, claro, mas em outro vídeo a Lauren conta que já teve um parceiro abusivo e que sabe como é viver com a sensação de medo constante de uma parceiro agressivo.

Eu achei as duas campanhas muito bem feitas e a repercussão que tiveram foi muito positiva, apesar de ter sempre aqueles que criticam. Seria muito interessante uma campanha parecida ser feita aqui com uma youtuber brasileira, não? Principalmente sobre violência doméstica no Brasil, onde a cada 100 mulheres assassinadas, 70 são vítimas dos companheiros, e onde a maioria dos casos não são denunciados.

Lembrando que no Brasil o Ligue 180 é o número da Central de Atendimento à Mulher, criada em 2005 pela Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM). Além de receber denuncias de violência doméstica contra a mulher, dá orientações sobre a legislação vigente e sobre os seus direitos. O serviço funciona 24h por dia, de segunda a domingo (inclusive em feriados), a ligação é gratuita e confidencial, e atende no país inteiro.

Fontes: The Huffington Post, Agência Patricia Galvão

You Might Also Like

5 Comments

  • Reply
    Rebeca Patrício
    16 de outubro de 2012 at 9:05 PM

    sempre me enchendo de orgulho essa minha irmã! <3

  • Reply
    Carolina Patrício
    16 de outubro de 2012 at 10:05 PM

    Você sabe que não fui em quem fez esse vídeos, né? Não tem do que se orgulhar não…

  • Reply
    Rebeca Patrício
    21 de outubro de 2012 at 6:06 PM

    me orgulho de você pela pessoa que você é. pelo que você busca aprender e passar para as pessoas. sabe o quão difícil é achar um blog autêntico igual ao seu? não é porque eu sou sua irmã, mas porque é verdade. 😉

  • Reply
    Naiara
    13 de janeiro de 2013 at 3:20 PM

    Adorei o blog e as informações que você passa aqui. É bom saber que existem mulheres bem informadas e que se preocupam com as outras. Eu trabalho na central de atendimento a mulher (180) e fiquei muito feliz por ter achado essa "matéria" sobre violência doméstica(e familiar) contra a mulher. Sucesso pra você Carolina.

  • Reply
    Carolina Patrício
    17 de janeiro de 2013 at 3:53 PM

    Olá Naiara, muito obrigada por esse comentário! Fiquei tão feliz por você ter gostado desse texto, vou tentar escrever mais coisas assim. Volte sempre! 😀

Deixe uma resposta