Pessoal

Coisas que gostaria de ter sabido quando comecei a faculdade de Ciência Política

A maioria de vocês deve saber que eu estou terminando o curso de Ciência Política da UFPE. Como eu faço parte da primeira turma do curso, não tinha exatamente alguém para pedir alguns conselhos sobre o que deveria fazer como estudante ou que pudesse responder as minhas dúvidas. Assim, decidi listar coisas que eu gostaria de ter sabido desde o início e, quem sabe, ajudar um pouco quem está começando o curso agora ou pretende estudar no futuro:

Ciência Política vs. Relações Internacionais
O curso, apesar de ser chamado de “Ciência Política com ênfase em Relações Internacionais“, é basicamente de Ciência Política, com seis disciplinas (mais teóricas) voltadas para RI. Apesar de serem duas áreas parecidas, não são a mesma coisa. Ou seja, se o que você gosta mesmo é de Relações Internacionais, faça um curso específico de Relações Internacionais. Para saber mais, recomendo essa página do Guia do Estudante.

Estágios na área
Ainda não é possível encontrar muitas vagas de estágio no Recife, por ser um curso novo que ainda está sendo estruturado, mas isso está começando a mudar aos poucos. Para saber sobre estágios disponíveis, recomendo fortemente manter um cadastro sempre atualizado em sites como o Instituto Euvaldo Loudi (IEL), o Centro de Integração Empresa Escola (CIEE) e o Portal ABRE.

Crie o seu currículo acadêmico
Crie o seu Currículo Lattes, na Plataforma Lattes. É o seu currículo acadêmico, onde você cadastra as suas atividades de grupos de pesquisa, participação de seminários e eventos, publicações de artigos, entre outras coisas. Outro ponto: o seu lattes é analisado se você participar de uma seleção de mestrado.

Núcleos de pesquisa
O curso possui vários núcleos de pesquisa, que são interessantes para quem está procurando estudar um tema mais específico. Uma lista dos núcleos e como entrar em contato com os professores responsáveis pode ser vista aqui. É interessante notar que você pode ganhar crédito pela participação nesses grupos, descontando assim das 360h extras que você precisa pagar (além das horas obrigatórias do curso).

Intercâmbio
Infelizmente, o curso de Ciência Política não está dentro das áreas contempladas do Programa Ciência sem Fronteiras. Se você quiser fazer um intercâmbio, uma forma é através da Cooperação Internacional, onde a UFPE serve como intermediária na matrícula. Outra forma é pela AIESEC, como voluntário ou profissional, que tem um escritório no 4º andar do prédio do CFCH.

Parceria com a Microsoft
A UFPE firmou um convênio com o programa DreamSpark Premium da Microsoft permitindo que alunos possam baixar produtos – como o Microsoft Windows e o Visual Studios – de forma gratuita para os seus computadores. Para saber como fazer um e-mail acadêmico e realizar a instalação desses produtos, recomendo esse link aqui.

Portal de Periódicos da Capes
Como aluno da UFPE, você pode ter acesso irrestrito ao Portal de Periódicos da Capes. Basicamente, é uma biblioteca virtual que reúne artigos, livros, enciclopédias, obras de referência e outras produções acadêmicas do mundo inteiro. Por exemplo, você tem acesso aos artigos publicados por periódicos pagos como a American Political Science Review e a American Journal of Political Science, os dois periódicos de Ciência Política mais bem rankeados. Para saber como cadastrar a senha para ter acesso ao Portal, recomendo esse tutorial desenvolvido pelo Núcleo de Tecnologia da Informação da UFPE.

Estudando para o Itamaraty
Se você quiser fazer o concurso do Itamaraty, não perca tempo e comece agora a estudar para o CACD, o Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata. A bibliografia recomendada é extensa, as provas – que tem diversas fases que duram meses – são muito dificeis e a concorrência é sempre muito alta. Para saber mais sobre as provas anteriores, editais e guias de estudo, recomendo essa página de links do Curso Clio, um curso preparatório que tem unidades de cursos telepresenciais no Recife.

Fluência em inglês
É importante que você tenha um certo domínio da língua inglesa. Calma, você não precisa ter nenhum certificado de proficiência feito o CPE de Cambridge, mas você vai encontrar muitos textos que não têm tradução para o português, ou que não tem uma tradução muito boa.

Métodos de estudo
Recomendo também que você desenvolva um método de estudo que funcione. São muitos textos e é provável que você não consiga ler todos, ou que esqueça de algo que foi dado semestres atrás, mas que vai ser útil para uma disciplina que está tendo agora. Um livro que gostei de ler sobre o assunto é o How to Study: And Other Skills for Success in College, de Musack, Deese e Deese. Onde comprar: Book Depository, Amazon e Livraria Cultura.

Organize os textos
Como disse, são muitos textos, e mantê-los sempre organizados vai facilitar bastante a sua vida no futuro, quando você precisar encontrar um artigo estudado naquela cadeira no terceiro semestre que você nem lembrava mais. Recomendo comprar uma dessas caixas classificadoras, que são enormes e um pouco mais caras, mas que dão conta de toda a papelada que você vai eventualmente acumular.

Dica: organize por disciplina e por semestre!

 

E para terminar, listei esses livros que são úteis ou que vão – invariavelmente – ser lidos em algum momento do curso (então dá para adiantar alguma leitura nas férias ou algo assim):

Sistema Político Brasileiro: uma introdução, organizado por Lúcia Avelar e Antônio Octávio Cintra
Livro que reúne estudos introdutórios sobre política, e não é necessário que você tenha conhecimentos prévios para compreender assuntos mais complexos.

Os Clássicos da Política – Col. Fundamentos – Vol. 1 e 2, organizado por Francisco Weffort
São alguns textos clássicos (como Kant, Marx, Rousseau), comentados por professores experientes no tema.

Introdução às Relações Internacionais, de Robert Jackson e Georg Sørensen
Livro que apresenta as principais correntes e abordagens da área, uma introdução à disciplina acadêmica de RI.

Bom, isso foi tudo o que consegui pensar no momento. Depois, posso atualizar com informações que esqueci de colocar. Espero que tenham gostado!

5 Comments

  • Reply
    Taís.
    11 de dezembro de 2012 at 10:04 PM

    Muito bom Carol! Seria bom divulgar esse post pros calouros do curso, nossa! Vai ajudá-los imensamente! Beijo!

  • Reply
    Carolina Patrício
    12 de dezembro de 2012 at 8:23 PM

    Obrigada, Taís! Eu passei para umas meninas da turma nova, mas fiquei com vergonha de divulgar na comunidade, sabe… 🙁

  • Reply
    Luciana Guerra
    28 de janeiro de 2014 at 5:03 PM

    Carol, esse post realmente ficou muito bom! Você deveria criar coragem e divulgá-lo lá no grupo do Face, ou deixar-nos divulgá-lo! ^.^

    Beijo!

  • Reply
    Carol Patrício
    9 de fevereiro de 2014 at 5:17 PM

    Luciana, eu já divulguei por lá! :X Tem até na página do curso! Mas obrigada pelo elogio! ^^

  • Reply
    Anônimo
    30 de maio de 2014 at 2:03 AM

    WOW! Sério. Eu realmente não sou o que se pode chamar de comentador em posts, mas o esse me deixou boquiaberto. Muito obrigado, de verdade, pelas informações e pela organização do conteúdo.

Deixe uma resposta