Podcasts

Welcome to Night Vale

Welcome to Night Vale (em português, “Bem Vindo ao Vale da Noite”) é um podcast quinzenal produzido pela Commonplace Books que descobri pelo Tumblr. Fiquei viciada nesse podcast nessas últimas semanas e sabe como é quando me vicio em algo, quero sair mostrando para todo mundo que conheço na esperança de outras pessoas se viciarem também (e ter com quem conversar sobre o mesmo assunto!).

O podcast é no formato de um programa de rádio, com notícias, pronunciamentos policiais, previsões do tempo e outros acontecimentos de uma cidadezinha fictícia do interior dos Estados Unidos chamada Night Vale. O apresentador do programa, Cecil Baldwin, narra todas as coisas muito estranhas que acontecem nessa cidade, mas com a maior naturalidade do mundo, o que torna tudo mais interessante.

Por exemplo, anjos que foram morar na casa de uma velhinha (a Old Woman Josie) e como eles até ajudaram na troca de lâmpadas da casa dela, ou sobre o aparecimento repentino de uma Nuvem Brilhante em várias cores e que chove pequenos animais mortos, ou como o novo parque para cães não é para cães, nem para humanos (NÃO ENTRE NO PARQUE!), e outras bizarrices do tipo.

O melhor de tudo é que é de graça, você pode ouvir pelo iTunes ou também fazer o download por aqui. E se o seu inglês não estiver assim tão afiado, você encontra transcrições de todos os episódios lançados até agora aqui (transcritos pelos incríveis fãs do podcast) e pode assim praticar o tal do shadow reading.

Episódios novos são lançados todo dia 1º e 15º de cada mês e duram entre 20 a 30 minutos, então não é tão longo assim a ponto de ficar cansativo. Dá para ouvir no ônibus ou no carro no caminho da faculdade/trabalho, ou em casa antes de dormir – mas cuidado, a voz de Cecil pode ser extremamente calmante às vezes e te induzir ao sono! /true story

Além disso, as previsões do tempo não são exatamente previsões, mas sim músicas legais de bandas não muito conhecidas, então você acaba conhecendo bandas e cantores novos! Todas essas músicas (e onde encontrar mais sobre as bandas) estão listadas aqui.

Outra coisa legal do podcast é que trata sobre um romance gay, entre Cecil e Carlos (o novo cientista de Night Vale, que tem os cabelos e os dentes perfeitos – na verdade, ele todo é perfeito) como algo completamente normal. Para ser sincera, essa deve ser a coisa mais normal que aparece em toda a história.

Mas o mais legal de tudo mesmo são os gráficos e os cosplays feitos pelos fãs. Como não há descrições muito específicas (não sabemos nem se Cecil é humano mesmo!), a imaginação rola solta e é muito interessante observar como as pessoas idealizam os personagens! Não, sério, fizeram até mapas da cidade baseados nas localizações dadas nos episódios (como aqui e aqui), e olha quanta fan art incrível!

O Twitter do podcast, no ar desde agosto do ano passado e atualizado pelos escritores Joseph Fink e Jeffrey Cranor, também é legal de acompanhar! Exemplo:

via night–vale
via night–vale
via spockling

Enfim, é isso. Eu recomendo muito ouvir, se você puder, é claro. É algo completamente diferente de qualquer coisa que eu tenha conhecido antes e, como disse no início, é viciante mesmo.

Leia também:
The 42 Stages Of “Welcome To Night Vale” Addiction (via Buzzfeed)
11 Burning Night Vale Questions Answered By Cecil (via Buzzfeed)
Welcome to Night Vale, the #1 Podcast on iTunes You Didn’t Know Existed (via Wired)
America’s Most Popular Podcast: What The Internet Did To “Welcome to Night Vale” (via TheAwl)

5 Comments

  • Reply
    Dayse Fashion
    22 de agosto de 2013 at 9:46 AM

    Oiii querida, tudo bom?
    Eu ainda não conhecia esse programa,mas gostei bastante, já salvei os links e vou começar a acompanhar, para melhorar meu inglês!
    Muito obrigada pela dica, bjsss

  • Reply
    Menestrino
    28 de agosto de 2013 at 11:11 AM

    Vou dar uma olhadela ainda hoje. Obrigado pela dica.

  • Reply
    Anônimo
    18 de julho de 2014 at 3:08 PM

    Você sabe onde tem esse podcast traduzido? Gostaria muito de acompanhar, por que meu namorado é super fã e me conta algumas coisas, mas queria poder ler eu mesma, já que é inglês e não vou entender se ouvir (risos). Já procurei e encontrei um tumblr, mas nele só tem até o episódio 18… Se você souber e me falar será de grande ajuda!

  • Reply
    Carol Patrício
    3 de agosto de 2014 at 6:03 PM

    Olá, Anônimo! Infelizmente, só encontrei o tumblr nightvaleportugues, que ainda está no episódio 19. O pior é que me lembro de ter visto outro grupo traduzindo as transcrições, mas hoje não consigo mais encontrar onde foi. Se encontrá-lo novamente, atualizo esse post aqui! ^^

  • Reply
    Anônimo
    3 de outubro de 2014 at 4:32 PM

    Hello, anônimo. Ao meu ver a melhor forma de ouvir e baixar os podcasts é pelo Itunes. Então, eu sugiro que vc baixe o itunes (versão para PC, é claro) no próprio site da apple. é bem fácil, e é de graça. Depois de já ter o programa instalado pesquise na apple store por welcome to night vale e assine o podcast. E enfim baixe todos os episódios, que a propósito está no 54 atualmente (o download é gratuito). Boa sorte.

Deixe uma resposta