Textos

Hajimete no Otsukai

Yotsuba Koiwai, 5 anos, no seu estado natural de fofura

Lendo o mangá Yotsuba&! acabei descobrindo sobre esse programa de TV japonês chamado Hajimete no Otsukai (はじめてのおつかい – The First Errand). Basicamente, o programa mostra crianças bem novinhas indo sozinhas pela primeira vez fazer alguma compra a pedido dos pais. Calma, elas são supervisionadas o tempo todo por cameramen escondidos/disfarçados de pedestres, apesar de parecer (para elas) que estão andando sozinhas por aí.

Passei mais tempo vendo vídeos desse programa no YouTube do que gostaria de admitir, mas é preciso reconhecer que elas são muito fofinhas – e corajosas! Fiquei pensando como isso dificilmente aconteceria aqui, pelo menos no contexto em que fui criada. Só bem mais velha, já no alto da minha adolescência que eu comecei a andar sozinha e sempre em vigilância constante.

E se você estiver se perguntando porque diabos as pessoas não vão ajudar essas criaturas minúsculas que estão perambulando sozinhas pela rua, li na wiki (graças ao Google Translate, infelizmente ainda não sei falar japonês), que os vizinhos ficam sabendo previamente que o programa será filmado e são incentivados a não interferir ou ajudar demais as crianças (mas eu também posso ter entendido tudo errado… o.o)

Esse primeiro vídeo mostra Erina, de 2 anos, e o irmão Kaimei indo comprar udon e suco, e Hana, de 1 ano (!!!) indo sozinha comprar tofu. No final do vídeo, a equipe de produção aparece seis anos após as filmagens para mostrar como as crianças cresceram.

Já nesse outro episódio, de acordo com o JapanProbe, dois irmãos – Masaki, de 5 anos e 2 meses, e Saika, de 2 anos e 10 meses – vão comprar ingredientes para uma carne guisada que a mãe está preparando. (Parcialmente legendado em inglês).


Gostei muito desse programa, e não só pela fofura dessas crianças e das reações inesperadas delas, mas também da ideia de criar um senso de responsabilidade dessa forma. Esse canal aqui tem vários vídeos do programa, mas é só procurar na busca do YouTube que aparecem muitos outros.

You Might Also Like

2 Comments

  • Reply
    Ray Antunes
    28 de novembro de 2013 at 7:59 PM

    E eu me achando A adulta só porque ia no Bompreço sozinha com o Ykaro quando tinha uns 10/11 anos (o Ykaro devia ter uns 8 então…) e essas crianças ai indo com 1 ano! Eu não sabia nem andar com 1 ano, quanto mais fazer compras 😛

    Acho que talvez por dar esse senso de responsabilidade e por não super protegerem tanto os filhos é que os japoneses são tão inteligentes, determinados, independentes e disciplinados comparados com o resto do mundo… pior que nem posso dizer que vou tratar meus filhos assim porque provavelmente serei superprotetora também ;/

  • Reply
    Carol Patrício
    9 de dezembro de 2013 at 12:31 PM

    Mas Ray, eles não estavam totalmente desacompanhados, eu não deixaria sair de casa assim tão pequeno (nem mais velho, talvez com 21 anos… >_<). Nem sei se esse senso de responsabilidade desenvolvido desde de pequeno tem muito a ver com a disciplina do país, mas achei interessante essa teoria!

Deixe uma resposta