Compras Livros

Experiência de compra na Better World Books + O Grande Livro da Costura

betterworldbooks-completesewingguide
Foi lá por volta de quando eu fiz um curso básico no Instituto da Costura que ouvi falar pela primeira vez d’O Grande Livro da Costura. Publicado originalmente nos anos 1970 pela Revista Seleções, nos Estados Unidos, ele é considerado O manual para quem quer aprender a costurar. Desde então, eu estava à procura deste livro, mas só conseguia encontrá-lo na Estante Virtual. Por uns R$ 400,00 reais. Usado.

Até que, recentemente, estava lendo o Super Ziper e encontrei informações muito valiosas. A primeira foi que uma edição brasileira do livro tinha sido escaneada e estava disponível para download (~ mas você não leu isso aqui~). Porém, eu não queria uma versão digital, e sim poder pegar com as mãos, folhear, porque ainda prefiro comprar livros de referência em formato de papel.

A segunda informação foi que a edição brasileira, que estava esgotada há anos, havia sido relançada pela editora com outro título, A Bíblia da Costura, mas com menos conteúdo que a edição original. Também não fiquei satisfeita, queria a versão completa. Lendo os comentários, encontrei a terceira informação valiosa: alguém recomendando o Better World Books para comprar uma versão usada, em inglês.

Depois de pesquisar bastante, decidi pela edição de 1997. Antes dela, o livro já está um pouco ultrapassado. A partir das edições seguintes, ele está mais enxuto, com menos conteúdo (sério, uma diferença de quase 200 páginas). Comprei uma edição de U$ 15 dólares, a mais barata disponível, e tentei me esquecer da compra, porque não adianta, os correios brasileiros geralmente demoram para entregar aqui em casa. Mais ou menos um mês depois, já estava em minhas mãos, lindinho e cheirando à baunilha.

Comprando na Better World Books

A Better World Books é uma livraria que vende livros seminovos e usados, e que financia projetos de alfabetização nos EUA e no mundo. Cada livro comprado no site é correspondido com uma doação de outro livro para uma pessoa carente e uma porcentagem do lucros da livraria também é doada.

Assim, eles recebem doações de livros de universidades e de lojas de segunda mão e doam parte deles para organizações sem fins lucrativos parceiras, ou vendem na internet ou reciclam as cópias que não podem mais ser manuseadas.

Todos os livros estão disponíveis com frete grátis, porém sem rastreio, e vêm numa embalagem ecológica, por isso nada de plástico bolha protetor. Mesmo assim, não encontrei nenhum defeito de amassado, e apesar de ter comprado uma edição de quase 20 anos, o livro está praticamente novo, apenas com os sinais naturais de envelhecimento (ex.: as páginas mais amareladas).

A parte mais importante na hora da compra é ler com atenção a descrição do estado em que se encontra o livro. No meu caso, o site informava que vinha na condição Used Acceptable, ou seja, com um “uso aceitável”. Também informava que era um “ex-livro de biblioteca, com desgaste nítido, e talvez consideráveis marcações no interior”. Não sei se foi sorte de primeira viagem, mas ele realmente veio intacto, sem carimbos ou aqueles plásticos que são colados para proteger livros, perfeitinho!

O pedido foi feito no dia 30 de julho e o pagamento foi confirmado logo no mesmo dia. No dia seguinte, já havia sido postado e ele chegou aqui em casa no dia 3 de setembro. Ou seja, no 24º dia útil, sendo que eles dão um prazo de 10 a 21 dias úteis, então achei bem razoável.

Pelo que li, o serviço de atendimento ao cliente é muito bom e se o livro não vier como descrito, você pode pedir reembolso. Porém, não sei como funciona se o livro for extraviado, já que não tem código de rastreio. Fiquei muito feliz com a minha compra e pretendo sempre dar uma olhada lá, mas é preciso ter em mente que são livros usados e que podem vir com marcas, riscos de lápis ou canetas, carimbos e outras condições de uso. Acho uma boa recomendação para quem gosta de livros usados e de uma boa barganha.

Agora vou deixar para falar mais sobre O Grande Livro da Costura quando tiver lido mais pouquinho do livro e, quem sabe, mostrar aqui os meus projetos de costura!

You Might Also Like

15 Comments

  • Reply
    VivianLoreti
    18 de setembro de 2015 at 4:07 AM

    Eu não conhecia o Better World Books, fiquei mega maravilhada com essa informação e já joguei no Google pra saber mais um pouco.

    Também me aventuro na costura, mas só de vez em quando, acho que o medo de errar é tão grande que me paralisa na hora de tentar :T

    • Carol Patrício
      Reply
      Carol Patrício
      18 de setembro de 2015 at 10:26 AM

      Oi Vivian! Eu já estou com vontade de comprar outras coisas lá no BWB, mas acho que dessa vez vou esperar o dólar baixar um pouquinho. Eu também tenho muito medo de errar, haha, tenho medo de perder o tecido e só gastar dinheiro no final, mas quero fazer uns projetos reformulando roupas antigas ou compradas em brechó, vai que aí o medo é menor? ^^

  • Reply
    Bruna Sarga
    18 de setembro de 2015 at 9:38 AM

    massa esse post, até porque eu não conhecia o Better World Books. Já fiz muitas compras na Estante Virtual, mas hoje não compro mais livro, pelo menos até terminar de ler todos que tenho.

    Tenho muita vontade de aprender a costurar. Cheguei a procurar um curso, mas achei carinho. Conhece algum curso de custura aqui em Recife que seja em conta?

    beijo

    • Carol Patrício
      Reply
      Carol Patrício
      18 de setembro de 2015 at 10:29 AM

      Teoricamente, eu não deveria comprar livros novos, porque a minha pilha de livros não lidos ainda é maior do que eu gostaria de admitir… Mas a minha desculpa foi que eu não tinha nenhum livro de costura e estava à procura desse há anos! Eu só conheço o Instituto da Costura, mas posso perguntar para minhas amigas da faculdade e os professores quais eles recomendam, e quem sabe fazer um post sobre isso aqui? :*

      • Bruna Sarga
        18 de setembro de 2015 at 10:41 AM

        Acho muuuuito justo um post aqui sobre o assunto 🙂 Com uma listinha marota de lugares para aprender a costurar <3

  • Reply
    Amanda
    18 de setembro de 2015 at 3:29 PM

    Que bom que deu tudo certo na sua compra, Carol. Tô há um tempão procurando um lugar decente para comprar o hardcover de The Devil Wears Prada e agora vou dar uma olhadinha nesse site!
    Ah, e invejinha branca de você, que sabe costurar. Mal sei pregar um botão, hahaha!

    Bjs!

    • Carol Patrício
      Reply
      Carol Patrício
      20 de setembro de 2015 at 10:16 PM

      Oxe, eu não sei costurar bem não! Eu fiz o curso básico e deixei de praticar, agora já me esqueci de tudo… Quero voltar e por em prática as minhas ideias, quem saber falar delas aqui no blog. Espero que lá tenho o livro que você procura! ^^

  • Reply
    Thay
    24 de setembro de 2015 at 7:37 PM

    Nossa, acho que essa foi a melhor dica que vi no dia! De verdade! Adoro ler e comprar livros é parte da minha rotina, mas nem sempre consigo encontrar as edições que quero. Algumas vezes estão esgotadas no Brasil, em outras nem chegaram a ser lançadas por aqui, uma tristeza. Vou deixar o Better World Books nos favoritos pra quando precisar!

    Um beijo! ♥

    • Carol Patrício
      Reply
      Carol Patrício
      24 de setembro de 2015 at 9:35 PM

      Que bom que você gostou! Eu parei de comprar livros, ainda mais em sites internacionais. Estou usando a desculpa de já ter muitos livros não lidos, mas é o dólar tão alto que não deixa comprar tanto quanto eu gostaria, heh…

  • Reply
    Rayanna Antunes (@ray_antunes)
    30 de setembro de 2015 at 1:03 PM

    Eita agora que vi que você voltou com o blog esse mês (antes tarde do que nunca). Que massa! Acho que com essa dica sua tá na hora de eu tomar vergonha na cara e começar a finalmente ler livros em inglês…heheh. Imagino que pelo preço que você encontrou originalmente e pelo novo nome de “Bíblia” esse livro deve ser bem extenso né? Você conseguiu uma economia de fazer inveja naquelas mulheres doidas por cupons de supermercado do Discovery Home&Health. Espero ter a mesma sorte quando tiver tempo de ler algo e puder comprar livros novos, o que acho que vai demorar, pois além dos livros que comprei e não li, ainda estou com vontade de reler milhões de livros antigos…

    • Carol Patrício
      Reply
      Carol Patrício
      6 de outubro de 2015 at 2:20 PM

      Se eu vivesse nos EUA, com certeza seria uma dessas pessoas que conseguem fazer uma feira inteira apenas com cupos de desconto, hehe. Você devia começar a inglês mesmo, Ray, depois dos primeiros, você só vai querer saber de ler no original!

  • Reply
    Camila Faria
    5 de outubro de 2015 at 1:48 PM

    Fui lá fuxicar o Better World Books e olha… tem muita coisa legal por lá! Fiquei com os dedos coçando aqui para fazer alguma comprinha ~ mas acho que vou guardar a dica para quando tiver terminado alguns livros aqui da pilha de não-lidos. Mas sensacional a dica!

  • Reply
    Taís
    5 de outubro de 2015 at 9:58 PM

    Tenho esse livro em casa, minha vó me emprestou quando eu fui fazer curso de costura, e eu não devolvi mais :O (preciso devolver kkkk). Ele tem de tudo mesmo, lembro q as vezes ficava até meio passada c tanto detalhe, mas é aquele livro muito bom de ter pra referência… Amei a proposta desse site, Carol, próximo livro que eu quiser vou ver se tem nele 😀

    • Carol Patrício
      Reply
      Carol Patrício
      6 de outubro de 2015 at 2:44 PM

      Oxe, eu acho que você já tinha me falado que tinha esse livro e eu me esqueci! E é mesmo muito bom e bastante detalhado, tanto que se eu você, pedia pra sua vó te deixar esse livro como herança!

      • taisveras
        13 de outubro de 2015 at 12:27 AM

        tadinha, to com ele há tanto tempo, que é capaz de ela dizer “pode ficar” quando eu for devolver (sorriso amarelo)

Deixe uma resposta