Design de Moda

Nos Jardins do Rei Sol

Projeto Integrador - Nos Jardins do Rei Sol 4

Sumi e nem foi de propósito. Pensei em escrever textão explicando a ausência, mas acho que ninguém gosta muito de ler essas coisas, aí resolvi não publicar. Voltei, mesmo ainda não sabendo exatamente o que pretendo fazer aqui, só de que não quero parar de escrever. Decidi, então, falar um pouco sobre o primeiro semestre da faculdade de Design de Moda e mostrar as fotos de um editorial (o meu primeiro, por sinal!) que fizemos com o resultado do Projeto Integrador.

Como falei nesse post aqui, todo semestre tem um projeto temático que integra todas as disciplinas e que serve para avaliar os alunos em relação a tudo que foi ensinado. No primeiro período, o tema foi Moda Inclusiva e cada grupo de trabalho poderia escolher uma deficiência e desenvolver uma coleção inspirada em um determinado período histórico estudado em História e Estética da Indumentária. O meu grupo escolheu analisar as dificuldades encontradas em relação ao vestuário por deficientes visuais, e o período histórico escolhido foi o Barroco. Acabei lendo bastante e encontrando muitas coisas legais sobre a estética, a beleza e o vestuário da época e ainda tenho vontade de compartilhar um pouco sobre o que aprendi aqui um dia.

Depois dessa parte de pesquisa, definimos os elementos marcantes da moda barroca que pretendíamos usar e partimos para a elaboração dos croquis. Essa foi a parte que eu gostaria de ter me empenhado mais e ter feito um desenho melhor, mas agora já foi… A professora de Modelagem Tridimensional debateu com o grupo sobre quais os motivos de cada uma ter feito o seu croqui de um jeito e no final escolhemos o que consideramos o que melhor combinava com a proposta. O croqui escolhido foi o da minha amiga Nathália Martins: um vestido com corpete e barbatanas na frente (que diferenciava a frente das costas), um zíper lateral longo e um comprimento curto para facilitar a mobilidade do usuário da peça.

Escolhendo o croqui

A Professora Anete Sales, de Modelagem Tridimensional, nos ajudando a escolher o croqui que seria confeccionado. Da esquerda para direita: Alessandra Poleti, Nathália Martins, a professora Anete, Jéssica Amanda e Ana Carolina Barbosa.

 

Elaborando croquis e fazendo a modelagem

Esq.: Esboços e croquis durante a aula de Desenho de Moda (aqueles dois croquis lindos na parte cima foram feitos pela minha amiga super talentosa, Jéssica Amanda). Dir.: Criando a modelagem diretamente no manequim usando algodão cru.

 

Após criarmos a modelagem do vestido, fomos em busca dos tecidos e aviamentos. E essa, com certeza, foi a parte mais chata (além de cara!), pois andamos pela cidade inteira atrás de um tecido tipo brocado ou que se parecesse com ele (e que não fosse tecido para cortina), e não encontramos. Decidimos usar um tule suíço na cor dourada, com um bordado com motivos florais, e um cetim de noiva azul escuro (além de um forro de alpaseda). Como não temos disciplina de confecção até o segundo semestre, pudemos contratar uma pessoa para costurar o vestido, no caso, a Fátima Lins, que é muito talentosa e fez um trabalho incrível.

E depois de muito nervosismo (principalmente de minha parte, ha!), apresentamos diante de todos os professores e da turma e deu tudo certo no final. Uns meses depois, fizemos um editorial de moda com a minha amiga Ana, do nosso grupo mesmo, como modelo, e minha irmã, Beca, como fotógrafa. Foi outra experiência divertida, por mais que muito cansativa, e cá entre nós, o resultado ficou muito bom! No fim das contas, foi difícil escolher apenas algumas fotos, mas são estas aí:

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

Créditos
Fotografia e edição de imagens: Rebeca Patrício
Modelo: Ana Carolina Barbosa
Maquiagem: Carolina Patrício (!)
Produção e Styling: Ana Carolina Barbosa, Carolina Patrício, Jéssica Amanda

E esse é um vídeo que minha irmã fez e editou do dia da sessão de fotos:

Ah, sim, já ia me esquecendo de explicar o nome do post! Nos jardins do Rei Sol foi o nome que demos para o projeto, fazendo referência ao Rei Luís XIV da França, também conhecido como “Rei Sol”. Ele foi o primeiro ícone da moda francesa no século XVII e foi durante o seu reinado que a França se tornou o país ditador da moda no período. Também foi ele quem mandou construir o Palácio de Versalhes, conhecido pelos seus jardins imponentes!

Espero que tenha gostado!

You Might Also Like

No Comments

    Deixe uma resposta