Design de Moda Indicação

3 canais no Youtube para quem gosta de Design de Moda

Esse era um post que estava na minha lista de rascunhos esperando só ser acabado. Finalmente, resolvi postar depois de muito tempo sem aparecer por aqui! Vim falar de 3 canais no Youtube que amo e recomendo para quem gosta de vídeos voltados para Design de Moda, ilustração/desenho, estilo, e corte e costura/DIY. Espero que gostem!

1. Zoe Hong

Começando pela minha favorita, a Zoe Hong. Ela é americana e os seus vídeos são em inglês, mas alguns são legendados (tipo os dois primeiros da série Processo de Design, que eu mesma legendei em português!). A Zoe é uma designer de moda, ilustradora e professora e já deu aulas na Academy of Art University, em São Francisco. Hoje ela posta vídeos semanalmente no Youtube ensinando sobre técnicas de ilustração, desenho de croquis, processo de criação em Design de Moda, teoria das cores, design de tecnologia de vestuário e desenvolvimento de produtos. Os seus vídeos são longos e completos, e ela é muito engraçada com um riso contagiante, então parecem passar voando!

Minhas recomendações de vídeos são… ver todos os vídeos do canal, haha! Sério, acho o canal dela muito rico em informações, mas se você quiser um ponto para começar, eu gosto muito dessas três séries a seguir:

Fashion Design Process: em que ela fala sobre o processo de criação em Design de Moda (que eu comecei a legendar e parei por falta de tempo…). Os vídeos abordam desde a concepção de um bom moodboard, a escolha de cores e texturas, quais tecidos e materiais usar, a como desenvolver tudo (além de comparar esse processo durante a faculdade versus a vida real na indústria), como colocar isso no seu portfólio, entre outras coisas.

Female Fashion Figures: em que ela ensina a desenhar o corpo feminino desde o início, como poses e proporções, e como desenhar melhor cada parte do corpo (como as benditas mãos!). E ela também tem uma série sobre corpos masculinos.

Illustrating Specific Fabrics/Textures: por último, essa série em que ela ensina a ilustrar tecidos e texturas específicas, como veludo, paetês, renda, plumas, transparência, entre outros.

 

2. Justine LeConte

A minha segunda youtuber favorita nessa área de Design de Moda é a Justine Leconte. Ela é francesa, estudou na PARSONS The New School for Design (!), em Nova Iorque, e hoje reside em Berlim, na Alemanha, de onde gerencia a sua própria marca. Ela posta vídeos todas as quartas e, apesar de ela ter alguns sobre desenho de moda, os meus favoritos são sobre estilo, sobre como identificar o seu próprio estilo, montar um guarda-roupa básico e valorizar o seu corpo levando em consideração suas proporções físicas, seu dia a dia e outras coisas. Seus vídeos são em inglês, mas muitos estão com legendas em inglês (e em outras línguas, o canal dela vem crescendo bastante recentemente). Diferente da Zoe, seus vídeos são curtos e diretos ao ponto. Estes são alguns dos meus vídeos favoritos dela:

Como descobrir o seu estilo em 6 passos: Ela reconhece que é uma tarefa complicada, mas dá dicas de como descobrir o seu próprio estilo, começando por definir qual o seu tipo de corpo, definindo um look “uniforme” (que leve em consideração o seu estilo de vida), encontrar uma pessoa como referência (que de preferência tenha muitas imagens que você possa salvar), listar formatos e caimentos que dão certo para você, e sobre acessórios e calçados para incrementar os looks.

Como montar uma paleta de cores para uma coleção de moda: observando o moodboard, a Justine ensina como extrair as cores para uma paleta, levando em consideração fatores como cores quentes ou frias, contrastantes ou harmoniosas, claras ou escuras etc.

Como fazer uma crítica a um desfile de moda: esse é bem mais específico para mim, mas responde uma dúvida que eu sempre tive, que era saber como fazer uma boa crítica a um desfile de moda. Muito interessante!

 

3. Made by Aya

Eu pretendo fazer uma lista separada de todos os canais que sigo sobre corte, costura e modelagem, sobre customização de peças antigas ou de brechó e o que for, mas agora vou recomendar apenas um canal: o madybyaya. A Aya é uma japonesa muito reservado (até um dia desses, ela nunca nem tinha mostrado o rosto em vídeo!), que faz vídeos de costura e faça-você-mesmo. Ela faz um acabamento perfeito, é simples, direta ao ponto e muito talentosa, seja dando vida nova à peças de brechós ou construindo uma roupa com base em uma roupa que ela já tenha ou a partir do zero. O bom que os vídeos dela são bem intuitivos e com poucas legendas em inglês. Estes são os meus vídeos favoritos dela:

Camiseta longa com técnica shibori: foi com este vídeo que descobri sobre a técnica shibori, que é basicamente uma técnica de tingimento manual japonesa que cria padrões no tecido, seja com costuras, amarrações, ou prendendo-o. Aqui dá pra ver bem a paciência e calma que a Aya tem na hora de criar essas peças.

DIY jaqueta Sukajan: A famosa Bomber jacket, que eu tive que aprender a costurar para um projeto da faculdade desse semestre. A atenção para os detalhes da Aya fica muito aparente nesse vídeo (a parte das mangas sendo costuradas parece ser um truque de mágica…).

DIY mochila de couro sintético: por último, este vídeo maravilhoso em que ela mostra como fazer essa mochila de couro (no canal, ela já ensinou a fazer vários outros tipos de bolsas e mochilas). Uma das coisas que mais gostei foi do acabamento e detalhes da costura.


Enfim, espero que tenham gostado das indicações! Eu sei que é preciso ter um certa fluência em inglês para poder acompanhar estes canais, então pretendo postar também recomendações sobre canais em português.

You Might Also Like

No Comments

    Deixe uma resposta